Campanha pelo fim da violência contra mulheres e meninas e o ativismo cotidiano: nossos corpos são corpos em disputa.

Logo16Dias2014_450x164Hoje, 25 de novembro, é o Dia internacional pelo fim da violência contra meninas e mulheres e que neste dia tem inicio uma campanha de 16 dias de ativismo.

“A violência contra as mulheres é considerada uma violação aos direitos humanos. Em 1993, a Declaração de Direitos Humanos de Viena (ONU) considerou que a violência de gênero viola direitos fundamentais à liberdade, autonomia, autodeterminação de mulheres e meninas, tal reconhecimento se deu graças a forte campanha inciada por mulheres de 23 mulheres, de diferentes países, reunidas através do Centro de Liderança Global de Mulheres (EUA), no ano de 1991.

A Campa­nha dos 16 dias de Ativismo tem como objetivo promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.

O perío­do para a Campanha é de significativas datas históricas, com marcos na luta das mu­lheres. O início da Campanha ocorre no dia 25 de no­vembro – declarado pelo I Encontro Feminista da América Latina e Caribe (em 1981) como o dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres – e finaliza no dia 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos. Deste modo, a campanha vincula a denúncia e a luta pela não-violência contra as mulheres à defesa dos direitos humanos.”

Mais informações sobre agenda de ações do Ponto de Cultura Feminista e do Coletivo Feminino Plural aqui:
Aqui http://femininoplural.org.br/…/coletivo-feminino-plural-pro…

O ativismo cotidiano também é nossa força, todo dia é dia de luta, converse com suas amigas e com sua família pelo fim da violência contra meninas e mulheres. Pelo fim da violência de gênero, por uma cultura feminista, por uma cultura de paz!

Saiba mais através do vídeo disponibilizado pela ONUBrasil sobre a Campanha dos 16 dias de ativismo em https://www.youtube.com/watch?v=tS0NOosB5-A

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s